Xampu de Jabonera


   Saqta ou Sakta é uma raiz nativa do Peru, usada desde a antiguidade pelos xamãs Incas como sabão detergente usado principalmente para lavar a lã de ovelha para a produção de tecido. Segundo as mulheres de Chinchero o sabão também é usado para lavar cabelos, evitando que fiquem brancos e que caiam. 

   A Saqta é a raiz da planta Jabonera (Saponaria officinalis ou vulgaris) também conhecida como Erva-Saboeira. Por conter glicosídeos o processo de saponificação é natural, sem que haja necessidade de soda para o processo, são os glicosídeos os responsáveis pela espuma e ação detergente. Para utilização do sabão basta ralar a raiz em água, coar e utilizá-la como xampu e outros, podendo inclusive ser descartado na terra, já que não possui nenhum químico que prejudique ou contamine o solo e outras plantas nesse processo de rega.

O QUE PRECISA

1L de água
1 raiz de Jabonera
5 gotas de óleo essencial (opcional)

COMO FAZER

Em um recipiente com água rale a raiz da jabonera umedecendo-a sempre para que faça espuma, quando ver se tem espuma suficiente cobrindo a água coloque o liquido em um recipiente de vidro e guarde em temperatura ambiente ou na geladeira. Não possui cheiro então pode ser usado com ou sem óleo essencial, fica à critério. Caso o sabão fique na geladeira retire-o alguns minutos antes do banho para lavar os cabelos. A mistura dura uma semana e após esse período pode ser descartada na terra. Para usar como detergente e sabão para lavar roupas usa-se a mesma técnica.


   Outras plantas também são usadas com o mesmo fim como o Ginseng, a Mandioca, a Alfafa e Aloe, Nozes de Saponária, Casca de Juá e outros.

Comentários

Postagens mais visitadas