A Indústria da Moda e o Impacto Ambiental

(Foto de Pierre BEST @petitbest)

   A moda produz cerca de 53 milhões de toneladas de roupas por ano, menos de 1% do tecido usado na fabricação das peças que é descartado é reciclado, a cada segundo um caminhão de tecido é incinerado ou descartado de forma incorreta em locais não preparados como aterros e lixões e cerca de 16% de todo o pesticida usado no mundo é usado no algodão que é a matéria prima pra produção de roupas. Uma das cinco industrias mais poluentes do mundo, sem dúvida, é a industria têxtil, a indústria da moda, estando em 5º lugar no ranking.

   O impacto gerado na produção envolvem poluentes lançados no ar, até a poluição de mares por conta de produtos sintéticos, muitas vezes possuindo micropartículas de plástico. O descarte incorreto acarreta diversos problemas para o meio ambiente quando são incinerados ou levados para aterros, podendo contaminar pessoas, animais, rios e mares. Quando menos de 1% desse material é reciclado e 85% vai para aterros, vemos o tamanho do problema gerado pela industria têxtil que produz em grande escala e com rapidez .


IMPACTO DA MODA COM A CADEIA PRODUTIVA
A cadeia produtiva se refere a todo o processo de transformação para a constituir um produto final e ao longo desse processo muitas questões precisam ser analisadas e questionadas como:
  • Desmatamento de florestas virgens na extração dos materiais para a produção dos tecidos
  • Abuso de químicos e corantes poluentes: desde a fabricação do tecido até a lavagem doméstica desse material muito resíduos se soltam do material
  • Trabalho escravo, trabalho infantil e mão de obra barata: a alta demanda e produção leva a trabalho escravo e mão de obra barata na produção do algodão, na produção do tecido, na produção de roupas e na venda delas

   Para saber mais sobre e quais os principais impactos que a industria da moda causa no meio ambiente assista o documentário "Cidades Têxteis na cidade sob a sombra da contaminação".


   Falando sobre outros aspectos além da poluição tenho outros textos aqui no blog em que falo sobre moda consciente e e vestuário sustentável e cito alguns motivos para comprar roupas usadas em brechó ou fazer trocas e doações onde falo sobre consumo consciente, sustentabilidade, estímulo à criatividade e economia como uma forma de repensar nosso consumismo e criar possibilidades para não contribuir com a industria, impacto ambiental e com o trabalho escravo, infantil e mão de obra barateada.

Comentários

Postagens mais visitadas