Vida sem papel


   Sem a preocupação com a produção gritante de lixo caseiro que produzimos diariamente em nossas casas e até fora dela em restaurantes, bares, casas de parentes e amigos, pensamos e acreditamos fielmente que existe uma necessidade de usar papel para tudo. Criamos uma dependência muito grande de papel para xerox, papel para limpar maquiagem, papel de higiene íntima, papel para limpar acidentes costumeiros como café derramado, xixi de gato em local errado e etc., muita gente nunca parou para pensar no tamanho desse problema e nas consequências que esse uso irracional de descartáveis gera.  É impossível imaginar uma vida sem papel, sem descarte.

   Vivemos em uma sociedade imediatista e cômoda, que consome tudo o que é prático de forma rápida o suficiente para não pensar a respeito do que faz ou deixar de fazer. Quantas vezes não deixamos de lavar louça optando por talheres e pratos descartáveis evitando sujeira e tempo gasto? Economiza-se tempo, mas gasta dinheiro que se ganha perdendo tempo precioso de vida. Esse ciclo vicioso e irracional que a sociedade criou nos deixa confortável o suficiente para acreditar que tudo está bem, quando não está.

   Em textos anteriores, falei um pouco sobre a produção de lixo e a irresponsabilidade que temos diante disso, todo o resíduo que nós consumimos nós descartamos sem nos dar conta de tudo o que está envolvido nesse ciclo. Falar sobre isso não ajuda em muita coisa se não colocarmos as mãos na massa e fazer algo a respeito. Propus a mim mesma um desafio que agora proponho à quem ler esse texto: vida sem papel. Só assim, praticando e exercitando novos hábitos é que podemos fazer algo a respeito dos nossos anos de irresponsabilidade, porque uma coisa é certa, se nós temos capacidade de sujar nós também temos a capacidade de limpar.

   O papel higiênico possui diversos componentes químicos que podem poluir a água, com a falta de saneamento básico e tratamento do esgoto aqui no Brasil (metade do país não tem tratamento adequado do esgoto), é difícil dissolvê-lo jogando-o na privada como acontece em muitos países, inclusive pode gerar muitos danos pro sanitário e muitos entupimentos. No lixo caseiro comum todo o papel vai para um aterro, podendo poluir o solo, já que leva em torno de 20 anos para se decompor totalmente, já no caso de lenços umedecidos esse número mais que dobra.

   A página PlayGround BR publicou a alguns dias atrás um vídeo alarmante sobre a popularização dos lenços umedecidos e o descarte inconsciente e irresponsável dele. Apesar de práticos, leva-se anos para se decompor completamente (quando se degradam), podendo prejudicar o funcionamento dos sistemas de saneamento básico e tratamento de água, podem ser ingeridos por animais marinhos, vindo a matá-los ou prejudicar sua saúde, além de poluir rios e mares. Será que vale a pena investir em algo tão prático, mas danoso e devastador?


   São produtos industrializados, por isso possuem químicas diversas em sua composição, que podem inclusive prejudicar a nossa saúde de diversas formas, desde a fábrica que libera poluentes na água e no ar, até a continuidade do uso desses produtos durante a nossa vida. Nós sempre nos esquecemos que existem coisas acontecendo diariamente do lado de fora de nossas residências que são sim problema nosso.

   Quando nos damos conta de todo esse ciclo e do quanto ele é real e drástico, nós devemos nos perguntas algumas coisas como "até que ponto o meu desejo de comprar algo vai de encontro com a real necessidade de comprar algo?", "quero comprar algo porque é meu desejo obter isso (por moda, por encantamento, por curiosidade e outros) ou porque é realmente necessário?", "o que eu consumo e invisto o meu dinheiro é uma necessidade ou só um mero capricho?", "estou investindo em algo por prazer de compra ou porque existe necessidade e emergência em investir nisso?".

   A ideia do desafio é usar panos ou toalhas laváveis para tudo o que fizermos, explico. Antes de mais nada, esse desafio foi proposto por uma linha de produtos de higiene para digital influencers, cujo objetivo era a propaganda para venda dos produtos mostrando a importância do papel higiênico, lenços umedecidos e secos para as pessoas. Apesar de interessante, eu discordo totalmente. Para mim todo papel que nós usamos é um privilégio que a nossa sociedade capitalista gerou, nós não precisamos de papel, não é uma necessidade. Com isso, adaptei o desafio e trouxe outra proposta.

   Muitas pessoas pensam que voltar a usar duchas ou panos é um retrocesso total, afinal, a nossa sociedade altamente tecnológica nos possibilita usar de toda praticidade, mas acredito que o comodismo, consumo e o descarte irresponsável, além do "não pensar a respeito do que fazemos" não são nada saudáveis, além de que "facilidade" é algo muito variável.

   Os panos ou toalhas são divididos em três categorias: toalha social, toalha para rosto e mãos (além da toalha de rosto comum e/ou toalhas de banho) e toalha de uso íntimo.

TOALHA SOCIAL
A toalha ou pano social serve para limpar qualquer coisa, café, suco, chá, refrigerante que derramou, comidas que sujaram roupa, mesa ou chão. Basta uma toalha.

TOALHA PARA ROSTO/MÃOS
Essa toalha não é a mesma que a toalha convencional de rosto do nosso banheiro que costuma ser usada para limpar as mãos e rosto, porque ela acaba sendo usada por muitas pessoas. A toalha do desafio deve ser individual, cada pessoa deve ter duas ou três dessas toalhas para tirar maquiagem, lavar o rosto ou as mãos, podendo ser as três para ambos ou duas para o rosto e uma para a mão, como preferir.

TOALHA DE USO ÍNTIMO
A toalha para uso íntimo só vai servir para urina, nesse caso e é importante ter pelo menos três. No caso das fezes e a menstruação é recomendável a lavagem no banho ou em um lavatório, caso esteja na rua pode-se usar o papel higiênico mas não os lenços umedecidos e moderadamente, ou seja, só o necessário.


   Todas as toalhas devem ser carregadas diariamente com a pessoa, a toalha social e a toalha de uso íntimo que ficam mais sujas e podem possuir algum tipo de odor é importante guardar em sacos individuais, separando as limpas das sujas. Todas as toalhas devem ser lavadas constantemente com água e cloro, indico que use toalhas brancas nesse caso.

   A toalha íntima deve estar sempre bem seca e é importante passar à ferro para matar possíveis bactérias, assim como as roupas íntimas. O uso de cada uma delas é contínuo, ou seja, usa-se pelo menos três ou quatro dobras, dependendo do tamanho do pano, antes de trocar por outra. Quem não trabalha fora tem mais facilidade com isso, basta ter mais quantidade ou lavar sempre para ir trocando, quem trabalha fora terá um pouco mais de trabalho. As toalhas para uso íntimo podem ser guardadas individuais em saquinhos (que não serão trocados) ou todas juntas, por isso a importância de dobrá-los. Pode-se usar bolsinhas ao invés de sacos plástico também.

   Não se pode usar nenhum papel de higiene, nem mesmo absorventes de algodão pois contém plásticos. Para mudar esse hábito você pode optar pelo Menstrual Cup, que é reutilizável ou absorventes de pano também reutilizáveis. No caso de papéis comuns para xerox, anotações e outros, procure trocar por papéis reciclados ou papéis que você guarda e acaba não usando que iriam pro lixo, depois do uso, se possível recicle-os. Fraldas e lenços para bebês devem ser trocados por panos também. Tudo isso é muito trabalhoso, exige muita força de vontade e muitos cuidados com detalhes mínimos, mas para quem quer fazer a diferença é uma mudança muito significativa.

   Outras ideias são:
  • Instalar duchas em sua residência 
  • Urinar sempre que possível no banho
  • Tomar banho sempre que urinar ou defecar
  • Se morar em casa em lugar com saneamento, descartar no vaso sanitário

Comentários

Postagens mais visitadas